As crônicas de Nárnia – Resumo

As Crônicas de Nárnia

(observação: se você quer ver os filmes não leia abaixo, pois há informações sobre os mesmos.)

A série de livros infantis As Crônicas de Nárnia foi escrita pelo irlandês C.S. Lewis narrando as aventuras que ocorrem em uma terra fictícia denominada Nárnia.

Nestas histórias o bem combate o mal, animais podem falar e criaturas mitológicas estão em todo lugar. Também é notável a presença de temas cristãos apresentados de forma sutil juntamente com algumas idéias do próprio autor.

O leão Aslam é um personagem importante na série, pois é o único personagem presente em todos os livros. Segundo a interpretação que os cristãos dão ao livro ele representa Jesus Cristo.

Os livros da série já ganharam adaptações para o rádio, para a televisão e mais recentemente também para o cinema.

 

Ordem de leitura

Lewis publicou inicialmente O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa em 1950 sem ter a intenção de produzir uma série de livros. Ao prosseguir escrevendo outros livros, aproveitou para retomar partes anteriores da história para preencher lacunas deixadas no primeiro livro. Por isso a ordem de publicação não coincide com a ordem cronológica dos eventos que ocorrem nas histórias dos livros.

Não existe uma ordem oficial para a leitura dos livros, mas duas delas são mais conhecidas. Uma coloca os livros na ordem cronológica dos eventos que ocorrem ao longo da série e a outra na ordem de publicação. Seguem as duas ordens:

Ordem de publicação

Os livros seguem a ordem em que foram publicados. Aqueles que defendem esta ordem de leitura, comentam que nessa sequência o leitor explora o universo criado por Lewis na ordem em que ele foi imaginado pelo autor. Isso tornaria a história mais coerente, alegando, por exemplo, que a verdadeira apresentação inicial de Aslam está no livro O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, o primeiro a ser publicado e não em O Sobrinho do Mago, o primeiro em ordem cronológica.

Publicação

Livro

1950

O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa

1951

O Príncipe Caspian

1952

A Viagem do Peregrino da Alvorada

1953

A Cadeira de Prata

1954

O Cavalo e seu Menino

1955

O Sobrinho do Mago

1956

A Última Batalha

Ordem cronológica

Nesta ordem o livro O Sobrinho do Mago que narra acontecimentos que antecedem O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa aparece em primeiro lugar e o livro O Cavalo e seu Menino que narra acontecimentos que ocorrem no tempo descrito num parágrafo do livro O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa aparece em seguida deste.

Esta ordem foi sugeria por um leitor dos livros da série para o próprio Lewis, que gostou da idéia mas nunca a tomou como oficial. Várias edições dos livros os colocam nesta ordem.

Publicação

Livro

1955

O Sobrinho do Mago

1950

O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa

1954

O Cavalo e seu Menino

1951

O Príncipe Caspian

1952

A Viagem do Peregrino da Alvorada

1953

A Cadeira de Prata

1956

A Última Batalha

Diferentes títulos

Os livros da série já foram publicados utilizando outros títulos. A Viagem do Peregrino da Alvorada já recebeu o título O Navio da Alvorada, O Sobrinho do Mago os títulos O Sobrinho do Feiticeiro e Os Anéis Mágicos, assim como O Príncipe Caspian o título O Príncipe e a Ilha Mágica.

Há ainda a diferença entre os títulos utilizados na tradução brasileira e os títulos da tradução portuguesa, embora alguns dos títulos sejam os mesmos. A tabela abaixo mostra os títulos adotados em cada país.

Brasil

Portugal

O Sobrinho do Mago

O Sobrinho do Mágico

O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa

O Cavalo e seu Menino

O Cavalo e o seu Rapaz

O Príncipe Caspian

A Viagem do Peregrino da Alvorada

A Viagem do Caminheiro da Alvorada

A Cadeira de Prata

O Trono de Prata

A Última Batalha

O universo de Nárnia

Lewis descreve na história um multiverso onde Nárnia é um dos vários mundos existentes juntamente com o mundo em que vivemos. Cada história propicia passagens diferentes do nosso mundo para o mundo de Nárnia, como os anéis do tio André em O Sobrinho do Mago e o guarda-roupa em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Nárnia é o nome dado tanto para esse mundo quanto para um país deste mundo onde ocorre boa parte das aventuras. Outros países que compõem o mundo de Nárnia são Arquelândia e a Calormânia.

Os personagens de Nárnia

O universo de Nárnia é habitado por animais como os que existem em nosso mundo, também por animais que podem falar e pensar e também criaturas mitológicas saídas da mitologia grega e da mitologia romana. Há tambem humanos em Nárnia, alguns descendentes dos primeiros reis de Nárnia, como narrado em O Sobrinho do Mago e outros que encontraram passagens para este universo como os telmarinos de O Príncipe Caspian.

A temática cristã

Consulte o artigo sobre cada livro da série para um resumo da temática cristã encontrada em cada livro

Lewis é também conhecido pelos livros que publicou na área de teologia, pensamento e apologética cristã. Segundo relato do próprio Lewis sua intenção inicial não era usar temas cristãos mas estes teriam sido naturalmente incorporados durante o processo de criação.

O conteúdo cristão da série é o centro de um caloroso debate entre os seus críticos e defensores. Muitos cristãos colocam a série como um grande meio de evangelização, enquanto outros colocam os livros como um meio subliminar de passar valores pagãos. Alguns críticos apontam que a temática cristã em vários dos livros é tão sutil que dificilmente é identificada por leitores que não estejam familiarizados com elas, embora tal sutileza permita a penetração no público não cristão.

Há ainda discussões polêmicas sobre a questão da Susana e do calormano Emeth que aparecem em A Última Batalha.

A temática cristã dos livros pode ser resumida da seguinte forma:

Livro

Tema

O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa

A Profecia

O Príncipe Caspian

A apostasia e a fé

A Viagem do Peregrino da Alvorada

O batismo e Jesus como cordeiro de Deus

A Cadeira de Prata

A vida do cristão

O Cavalo e seu Menino

Deus olha por nós

O Sobrinho do Mago

A Criação

A Última Batalha

O fim dos tempos

Um breve resumo dos livros

 Aviso: Este artigo ou seção contém spoilers

O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa

Nos conta a história dos quatro irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia e a aventura que encontram num guarda-roupa da casa de um professor que os estava hospedando no campo durante a Segunda Guerra Mundial.

Do outro lado do guarda-roupa encontram o mundo de Nárnia e com a ajuda do leão Aslam derrotam a rainha Jadis, também conhecida como a Feiticeira Branca que submeteu aquele mundo a um longo inverno. Tornam-se reis por muitos anos e acabam encontrando o caminho de volta para o nosso mundo e chegam como se nada tivesse acontecido.

Na interpretação sob o ponto de vista cristão, o Guarda-roupa representa o mundo espiritual, a Feiticeira Branca representa o inimigo das nossas almas (Satanás) e o Leão, representa Jesus Cristo, o Leão da Tribo de Judá, o Senhor de todos os homens. Após Aslam se entregar em favor de Edmundo (a redenção de Jesus), para cobrir seu erro (arrependimento), ressuscita selando a vitória sobre o inimigo.

 O Príncipe Caspian

Ver artigo principal: O Príncipe Caspian

Conta a história do retorno dos irmãos Pevensie para o mundo de Nárnia depois de terem se passado mil anos desde que voltaram para o nosso mundo, onde passou apenas um ano.

Lá ajudam o príncipe Caspian, defensor dos antigos habitantes de Nárnia agora oprimidos pelos invasores telmarinos e o rei deles: Miraz, tio de Caspian. No final os telmarinos vão embora e Caspian é coroado como novo rei de Nárnia.

 A Viagem do Peregrino da Alvorada

Nesta história apenas Lúcia e Edmundo voltam para Nárnia, agora na companhia do primo Eustáquio. Lá eles ajudam o rei Caspian a procurar os sete fidalgos que o seu tio Miraz mandou para explorar o mar e não deram mais notícias.

Visitam várias ilhas vivendo várias aventuras, em uma delas a vida de Eustáquio muda para sempre depois de ser transformado em um dragão. Segundo a ótica cristã, o retorno de Eustáquio a sua forma humana, mostra a transformação que ocorre com aqueles que são limpos dos seus pecados, a retirada das camadas de pele de dragão, representa as nossa mascaras e pecados que são retirados um a um ate que nos tornemos novamente "humanos". Por final navegam até a borda do mundo, onde começa o mundo de Aslam.

 A Cadeira de Prata

É o primeiro livro que não conta com a presença dos irmãos Pevensie. Apenas Eustáquio e sua colega Jill Pole que estudavam na mesma escola vão para Nárnia.

Jill recebe de Aslam várias instruções que a ajudariam durante a aventura, mas ela acaba falhando por cumprir todas, exceto a última. Desta vez os dois procuram o Príncipe Rilian, filho de Caspian, que estava desaparecido. São guiados pelo pessimista paulama Brejeiro na aventura pelas terras do norte habitadas por gigantes.

Descobrem que o príncipe estava sob domínio de uma feiticeira que planejava conquistar Nárnia pelo mundo abaixo da terra, plano que foi frustrado.

 O Cavalo e seu Menino

É uma lenda que conta a história de dois cavalos falantes de Nárnia que estão fugindo da Calormânia, país que fica ao sul do país de Nárnia.

Vivem grandes aventuras ao tentarem atravessar a capital da Calormânia, Tashbaan. Lá o cavalo Bri e o menino Shasta bem como Aravis e sua égua Huin passam por grandes apuros descobrindo que os calormanos possuem terríveis planos para invadir Nárnia.

Porém Nárnia é informada a tempo de se preparar e o plano dos calormanos é frustrado. Shasta descobre que na verdade é um príncipe da Arquelândia que tinha se perdido há muito tempo.

 O Sobrinho do Mago

Conta como todas as aventuras começaram e de onde vieram o guarda-roupa, o professor que hospedou os irmãos Pevensie, o poste de luz do Ermo do Lampião e a feiticeira de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Digory (que é o Professor Kirke de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa) e sua amiga Polly acabam se tornando cobaias do misterioso tio André que fez anéis que davam acesso a outros universos. Nessa aventura, acabam libertando a Feiticeira Branca de seu mundo e trazendo-a para Londres. Na rua de Londres onde moravam Digory e Polly – bem como todos os demais personagens terráqueos – , acontece uma confusão – pois a feiticeira deseja tomar poder da Terra – que acaba fazendo com que Polly, Digory, seu tio André, a feiticeira Jadis, um cocheiro e seu cavalo, acabem todos caindo em um universo vazio, onde naquele momento Aslam passeava criando Nárnia.

Antes de sair da Terra, a feiticeira – com sua incrível força – tinha arrancado um poste de Londres para amedrontar os outros. Então, quando chega a Nárnia, o poste acaba transformando-se no lampião do Ermo do Lampião. Por fim, Digory volta para o nosso mundo com uma maçã de Nárnia, com a qual curou a sua mãe de uma doença grave, e de cuja semente brotou uma macieira de onde foi tirada a madeira para fazer o guarda-roupa.

A Última Batalha

Ver artigo principal: A Última Batalha

Encerra a série contando a última batalha que ocorre em Nárnia, quando um macaco velho chamado Manhoso encontra uma pele de leão e a veste no seu amigo burro chamado Confuso o fazendo se passar por Aslam. O caos se estabelece quando ele facilita a invasão dos calormanos.

Eustáquio e sua amiga Jill tentam ajudar o último rei de Nárnia a expulsar os calormanos, mas não conseguem. A situação fica ainda pior quando Tash decide aparecer. Por final, Aslam decreta o fim de Nárnia tirando todos os habitantes que mereciam um lugar na Verdadeira Nárnia, fazendo as estrelas descerem do céu, o sol se apagar e inundando todo o resto. Polly e o professor Digory Kirke, juntamente com Pedro, Edmundo e Lúcia também aparecem na Verdadeira Nárnia

Ao contrário dos demais livros eles não retornam para o nosso mundo pois desta vez a passagem para Nárnia foi a morte de todos eles, exceto para Susana que permanece na Inglaterra.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.  

About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s